Goji Berry

 A Goji berry (Lycium barbarum), é uma fruta , originária de uma planta da família das solanaceas, rica em nutrientes,. Essa fruta cresce hoje em muitas regiões, porém seu maior cultivo é na China e em regiões do Himalaia. Acredita-se que a Goji berry tenha sido descoberto por um médico que realizou um estudo com um grupo de pessoas que viveram nas profundezas das montanhas do Himalaia. Textos médicos da China antiga enaltecem suas amplas vantagens para a saúde, citando desde a renovação da vitalidade até o fortalecimento e restauração de órgãos importantes, especialmente olhos, fígado e rins. 

Os estudos mostram que a Goji berry tem ação terapêutica antioxidante que combate os radicais livres, melhora o sistema imunológico, reduz o colesterol, promove a perda de peso, auxilia na pratica de exercícios físicos e mantém a pressão sanguínea saudável. Seus efeitos benéficos ocorrem devido à sua capacidade antioxidante, que além de combater os radicais livres também contribui na modulação hormonal, sendo capaz de regular a produção do hormônio do crescimento (GH).

Sabe-se que a via comum de diversas doenças crônicas e sintomas clínicos ocorre pela produção exacerbada de radicais livres, os antioxidantes são capazes de minimizar esses efeitos colaterais através de uma ligação bioquímica. Estudos realizados com o fruto avaliaram por método de ORAC (capacidade de absorbância de radicais de oxigênio), que o Goji berry possui elevada capacidade antioxidante.

A tiamina, também presente no fruto, favorece o bom funcionamento da tireóide e converte os carboidratos em energia, contribuindo para a redução de peso corporal. A presença de minerais como o cálcio, dentre outras funções, auxilia na redução da gordura corporal e mantém a saúde dos ossos, o potássio, importante para o funcionamento da glândula pituitária, ajuda a modular diversos hormônios. Além disso, possui aminoácidos como a glutamina e a arginina, que contribuem para o sistema imunológico, manutenção da massa magra e permeabilidade intestinal.

A presença de polissacarídeos com destaque para a betaglucana, um tipo de fibra solúvel, também contribui para potencializar os efeitos benéficos do Goji berry. Polissacarídeos são amplamente conhecidos como modificadores da resposta imunológica contra processos infecciosos e doenças. Estudos revelaram que os polissacarídeos do Goji Berry são capazes de bloquear o ciclo celular de tumores hepáticos (Chao et al, 2009; Zhang et al, 2005).

Sugere-se a dosagem de 400 á 600 mg ao dia, não tendo horários específicos para administração, pode ser distribuído ao longo do dia. Contra indicado para lactantes, grávidas e crianças. Não há relatos na literatura de efeitos adversos.

* Antes de consumir algum suplemento, consulte um médico ou nutricionista.

Referências Bibliográficas

Elaborado por Renata Assi. Nutricionista Formada pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Pós – Graduada em Educação Nutricional pelo Instituto Racine. Atuação: Nutricionista da Farmácia de Manipulação Drogaderma, do Colégio de Educação Infantil e Ensino Fundamental Paulo Avelar, da Casa de Repouso e atendimento em Home Care.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>