Níveis elevados de vitamina D associado a um menor risco de hipertesão arterial

Em março deste ano o European Journal of Epidemiology publicou os resultados de uma meta-análise revelando a associação entre os níveis elevados de vitamina D e um menor risco de desenvolver aumento da pressão arterial.

Kunutsor e colaboradores realizaram uma revisão sistemática e meta-análise de estudos prospectivos avaliando as associações do nível basal de vitamina D e os níveis de ingestão da vitamina com o risco de hipertensão arterial. Dos 2.432 artigos revisados foram incluídos 8 estudos de coortes prospectivos, agregando 283.537 participantes e 55.816 casos de hipertensão. Os participantes que tinham os níveis de vitamina D acima do terço superior tinham um risco 30% menor de hipertensão em comparação com os participantes que se encontravam entre o terço inferior. Uma análise dos resultados de 5 estudos revelaram que a cada aumento de 10 ng/ml de 25-hidroxivitamina D foi associado a uma redução de 12% no risco de hipertensão arterial futura.

Segundo os autores do artigo, a explicação para os efeitos da redução dos níveis de vitamina D sobre a pressão sanguínea incluem a ativação do sistema renina-angiotensina-aldosterona e aumento da resistência à insulina, bem como efeitos adversos nas células endoteliais e da musculatura vascular lisa. Além disso, segundo eles, esta é a maior meta-análise de potenciais associações já realizadas até hoje, envolvendo a incidência dos casos de hipertensão e os níveis de vitamina D, mas ainda é necessário a realizar mais estudos para identificar se esta associação representa relação causal e também determinar se a terapia com vitamina D traz benefícios na prevenção ou no tratamento da patologia.

Referência Bibliográfica

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>